10 benefícios de saúde cientificamente comprovados de tomar banho

O banho tem uma longa e detalhada história . Submergindo-nos na água, seja em um recipiente de banho ou em um corpo natural de água, é algo que fazemos tanto para a higiene pessoal, lazer e saúde. Não há nada mais agradável do que dar um mergulho no oceano em um dia quente ou tomar um banho quente e perfumado nos meses mais frios.

A hidroterapia é praticada há séculos. Tanto o uso de água quente como fria podem ter efeitos benéficos no corpo. A água fervente pode ser obtida naturalmente de uma fonte termal e muitos lugares como a Nova Zelândia e a Islândia têm piscinas naturais que as pessoas podem utilizar para aproveitar as águas ricas em minerais. Da mesma forma, a crioterapia ou tomar banhos de gelo, podem ajudar a aliviar a tensão muscular e muitos atletas, incluindo corredores, mergulharão em águas geladas para neutralizar o dano ou a tensão induzida pelo exercício.

Independentemente da temperatura, os benefícios de tomar banho foram comprovados cientificamente e podem garantir a saúde ideal da mente e do corpo.

Aqui estão 10 benefícios de saúde cientificamente comprovados de tomar um banho:

O banho pode melhorar a saúde do coração

Embora o banho em altas temperaturas possa causar tensão desnecessária em seu coração, especialmente se você tiver um problema cardíaco preexistente, tomar um banho morno fará com que seu coração bata mais rápido e possa dar um resultado saudável. Isso pode melhorar a circulação ao redor do corpo e para as extremidades, pois torna o sangue menos viscoso e os vasos funcionam melhor. Em pessoas sem doença cardíaca prévia e saudáveis, um banho morno pode reduzir a pressão arterial e melhorar a função cardíaca.

Tomando banho pode ajudá-lo a respirar mais fácil

Estar imerso na água após o peito com a cabeça para fora pode ter uma boa influência na capacidade pulmonar e no consumo de oxigênio. Existem dois fatores que contribuem para isso; a temperatura da água e a pressão que a água deposita no seu peito e pulmões. Quando a água está mais quente e seu coração está batendo mais rápido, sua ingestão de oxigênio pode ser melhorada e o vapor criado pode limpar seus seios da face e peito. A imersão em água mais fria, como nadar em um corpo de água natural ou em uma piscina sem aquecimento, pode ajudar a reduzir o risco de infecção em pessoas que sofrem de DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica). EstudosAs meninas pré-púberes mostraram que a natação pode melhorar o crescimento e a capacidade pulmonar devido à resistência que ela proporciona e às técnicas respiratórias necessárias para a resistência. É necessário que você faça respirações rítmicas mais longas e profundas, o que melhora a força e a capacidade de seus pulmões.

Seu cérebro e sistema nervoso podem se beneficiar do banho

A submersão na água pode reduzir a dor e a inflamação e também acalmar o sistema nervoso, reduzindo os níveis de stress e ansiedade no corpo e melhorando o seu humor. A hidroterapia pode ajudar as pessoas que sofrem de esclerose múltipla, já que a temperatura e a pressão da água aliviam suavemente a coluna de dor e desconforto. Ao fornecer estabilidade postural , a água pode aliviar os sintomas associados a condições como a Doença de Parkinson, proporcionando ao paciente algum alívio e uma melhor qualidade de vida.

O banho pode beneficiar os músculos, articulações e ossos

O alongamento e a movimentação na água demonstraram ser de baixo impacto nas articulações, músculos e ossos, mas muito eficazes em proporcionar um treino adequado através da resistência. Há também menos chance de lesão para as pessoas que correm risco de quedas, o que torna o exercício aquático ideal para os idosos. Tomar um spa pode aliviar um pouco do desconforto de condições como a osteoartrite, sem efeitos adversos ou exacerbação dos sintomas.

Melhore a sua saúde gastrointestinal através de banhos

O calor de um banho quente pode aliviar a dor associada a hemorróidas ou fissuras anais. A temperatura pode fazer com que o esfíncter relaxe e ajude a curar feridas após a cirurgia. Embora os banhos quentes não sejam aconselhados imediatamente depois de comer, tomar banhos melhorará sua circulação sanguínea, o que pode ajudar a digestão em geral. De fato, um recente estudo independente mostrou que o banho pode reduzir os níveis de açúcar no sangue, o que poderia ajudar as pessoas que sofrem de diabetes a administrar melhor seu peso.

O banho pode progredir no processo natural de parto e melhorar a saúde do sistema urinário

Está bem documentado que as mulheres nos primeiros estágios do trabalho de parto podem maximizar o relaxamento e minimizar a dor quando imersas em um banho quente. Isso pode permitir que eles se concentrem em dar à luz seus bebês e progredir no trabalho. Não há efeitos adversos para a mãe e o bebê de serem imersos na água durante o trabalho de parto e após o nascimento do bebê. Em algumas culturas, o banho pós-natal em ervas e óleos essenciais também contribuiu para o processo de cura do corpo e da mente. Enquanto os banhos regulares podem apresentar um risco aumentado de infecções do trato urinário, particularmente para os que sofrem repetidamente, os banhos quentes podem ajudar no relaxamento do esfíncter uretral interno, o que alivia a dor após a cirurgia e pode acelerar o processo de cura da episiotomia ou do parto.

Cuide do seu sangue e imunidade com um banho

O banho morno não apenas torna o fluxo sanguíneo mais fácil, como também o torna mais oxigenado, permitindo que você respire mais profundamente e mais devagar, particularmente ao ingerir vapor. Tomar um banho quente ou spa pode matar bactérias e melhorar a imunidade. Pode aliviar os sintomas do frio e da gripe. A pesquisa mostrou que a submersão da água fria pode melhorar o dano celular e diminuir o risco de necrose, reduzindo o risco e a taxa de sobrevivência de alguns tipos de câncer.

Equilibre seus hormônios tomando banho

Condições como a síndrome da fadiga crônica e alguns problemas de fertilidade podem ser assistidos por banhos em temperaturas mais frias. Hormônios liberados pela glândula pituitária, como hormônio adrenocorticotrófico ou ACTH e outros hormônios, como beta endorfina e cortisol, podem se tornar mais equilibrados. Alternativamente, o banho de água quente pode aumentar os níveis de serotonina , que é o produto químico produzido pelo cérebro associado à felicidade e bem-estar.

O banho limpa e hidrata a sua pele, cabelos e olhos

A exposição ao fluido através de banho e vapor é uma ótima maneira de garantir a hidratação do corpo em todos os aspectos. O corpo humano é feito principalmente de água e é por isso que somos encorajados a beber bastante. Mas absorver também é extremamente benéfico. Podemos melhorar isso adicionando certos óleos ou sais a um banho ou banhando-os em um corpo natural de água ou piscina, ricos em minerais que ocorrem naturalmente. A água quente abre nossos poros e nos faz suar, que é a maneira natural do corpo de se limpar. Da mesma forma, a água fria pode apertar nossa pele e reduzir a transpiração e abrir os poros, enquanto ainda fornece hidratação ideal.

Sua temperatura corporal central será ótima durante o banho

Não há maneira mais rápida e agradável de regular a temperatura do corpo do que através do banho. Em um dia frio, tomar um banho quente ou spa é certo para aquecê-lo. Indo para um oceano frio nadar no auge do verão é inegavelmente a melhor maneira de se refrescar.

Evidências mostram que o banho, seja em água fria ou quente; em casa, em um vaso ou em um corpo natural de água, pode trazer muitos benefícios à saúde, sem efeitos adversos. No entanto, é aconselhável que um profissional de saúde seja consultado se condições de saúde pré-existentes ou doenças estiverem presentes antes de iniciar qualquer tipo de hidroterapia.

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